O que é a petrografia
Amostras macroscópicas e microscópicas (lâminas delgadas) de diferentes rochas

O QUE É A PETROGRAFIA

           A petrografia é o ramo da petrologia (ciência que estudas as rochas e os processos responsáveis por sua formação) que tem como objetivo a descrição das rochas. O profissional responsável por descrever as rochas é chamado de petrógrafo, sendo um cargo exercido principalmente por geólogos. Durante uma descrição petrográfica são levantados a mineralogia e os aspectos texturais e estruturais de uma rocha, além da classificação da rocha. Além destes dados, outras informações podem ser extraídas de uma descrição petrográfica, como a identificação de um mineral minério e as fases associadas, quantidade de fraturas por determinado espaço, quantificação de material alterado, entre outras informações.

 

COMO É REALIZADA A ANÁLISE PETROGRÁFICA DE UMA ROCHA

            Uma rocha pode ser descrita macroscopicamente ou microscopicamente. A descrição macroscópica é feita com amostras de mão de uma rocha (Figura 1) com a “vista desarmada” (olho nu) ou com auxílio de uma lupa. Já a análise microscópica é executada em lâminas delgadas (Figura 2), também conhecidas como lâminas petrográficas (corte de uma rocha com cerca de 30 µm de espessura colada em um vidro) e seções polidas (parte de uma rocha ou grãos, geralmente embutidos em resina, polidos), sendo utilizado o microscópio ótico de luz transmitida e refletida polarizada, conhecido também como microscópio petrográfico para a descrição.

            Os resultados geralmente são emitidos como fichas de descrição petrográfica ou laudos petrográficos.

Petrografia Macroscópica
Figura 1: Amostra de kamafugito (uma rocha ígnea alcalina).
Petrografia Microscópica
Figura 2: Lâminas delgadas de diferentes rochas.

            Uma caracterização petrográfica completa envolve o conjunto de análises macroscópicas e microscópicas, somadas a outras técnicas, como a química mineral, microscopia eletrônica e a difração de raios-X, que permitem um conhecimento da mineralogia e da química dos minerais presentes. O conjunto dos dados obtidos podem ser interpretados, gerando as descrições petrogenéticas, que trazem inferências sobre o ambiente de formação das rochas e como tal rocha se formou.

            A petrografia é muito importante para projetos de mineração, mapeamento geológico e geometalurgia, pois é uma base para outras técnicas analíticas, como a determinação da liberação mineral e para o conhecimento geológico de uma região

IMAGENS DE ROCHAS SOB O MICROSCÓPIO PETROGRÁFICO

Petrografia monzogabro
Lâmina delgada de um monzogabro (rocha ígnea) em microscópio petrográfico. Imagem em luz transmitida com os polarizados cruzados com a objetiva de 5x.
Petrografia grafita-quartzo xisto
Lâmina delgada de um grafita-quartzo xisto (rocha metamórfica) em microscópio petrográfico. Imagem em luz transmitida com os polarizados cruzados com a objetiva de 5x.
Petrografia Formação Ferrífera Bandada
Lâmina delgada polida de uma formação ferrífera bandada (minério de ferro) em microscópio petrográfico. Imagem em luz refletida polarizada com a objetiva de 5x.

 OUTROS USOS DESTA FERRAMENTA

            A petrografia é uma técnica utilizada para descrever outros materiais além de minerais e rochas, como fósseis, concretos e até mesmo solos e materiais particulados (como rejeitos e areias) e identificação de amianto em amostras, entre algumas outras utilizações. Seus usos vão muito além da geologia, sendo utilizada como uma ferramenta em metalurgia, pedologia, segurança do trabalho, construção civil, entre outras áreas.

 

O Laboratório Arkad tem uma solução para seus projetos de mineralogia e petrografia, para conhecer nossas soluções basta clicar aqui ou entrar em contato pela nossa página ou pelo email contato@arkadlab.com. Acompanhe todas as nossas atualizações nossa página no LinkedIn.